terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Útil depois de morto

Caminhava com minha esposa pelas dunas de uma bela praia. Queríamos guardar algumas coisas que carregávamos nas mãos para escalar uma duna um pouco maior. Não havia nada disponível para se guardar as coisas. Foi quando avistamos uma grande folha de coqueiro, morta e seca, caída na areia. Guardamos nossas coisas debaixo dela e fizemos nosso passeio.

Ao retornar, fiquei pensando que aquela folha de coqueiro, foi útil mesmo depois de morta. Isto me levou a pensar numa porção de coisas que são úteis depois de mortas. Uma árvore que dá madeira para um violino ou um piano, ou mesmo para o papel em que você lê um livro. A uva que propicia bons vinhos ou a azeitona que dá o azeite. O trigo que nos dá o pão de cada dia ou os animais que são mortos para que nos alimentemos deles e tenhamos vida. Plantas que depois de mortas proporcionam remédios para os males do corpo.

A morte de muitas coisas se torna útil para a nossa vida. No entanto, comecei a pensar sobre o nosso exemplo de vida, e a utilidade que nossa vida terá depois que morrermos. Se vivermos para nós mesmos, nossa vida só será útil enquanto estivermos aqui na terra, e só será útil para os nossos interesses.

Precisamos pensar sobre a utilidade que a nossa vida tem enquanto estamos vivos, e que utilidade ela terá depois que morrermos. Que marcas estamos deixando que ultrapassam a nossa existência terrena? Quantos discípulos vão continuar a fazer diferença neste mundo por causa da nossa influência? Que coisas construímos que o fogo não pode destruir? Será que alguém vai poder dizer no futuro, que a nossa vida continua sendo útil, mesmo que estejamos mortos?

O desejo de que a nossa vida seja útil mesmo depois de mortos fará com que ela seja ainda mais útil enquanto estamos vivos.

Autor: Josué Campanhã. (http://www.josuecampanha.com/jc/)

0 comentários:

Postar um comentário